BENEFÍCIOS DE TER UM ORÇAMENTO PARA SUA OBRA

Dois dos principais motivos das obras sofrerem com imprevistos, atrasos de prazos e custos extras são: a falta de um planejamento e de um orçamento bem elaborados.

É natural do ser humano ao pensar se deve ou não fazer algo, buscar os pontos positivos e negativos, se houver, daquela escolha. 

 

O orçamento é um serviço e deve ser feito por profissionais que tenham domínio do assunto.

 

O orçamento funciona como o principal pilar de todo o planejamento de uma construção. Contempla aspectos fundamentais, como a disponibilidade e os valores dos principais recursos: humanos, de materiais e equipamentos. É a chave para uma execução que atenda às expectativas do projeto.

 

Por mais que exista uma diversidade de softwares que oferecem mais facilidade para quem deseja gerir todos esses detalhes, é preciso ter em mente que o orçamento de obras de construção civil depende principalmente da grande capacidade analítica e do senso crítico por parte do engenheiro de custos.

 

A questão mais importante nessa fase é determinar se o padrão de qualidade exigido para o projeto realmente está alinhado à realidade de recursos disponíveis pelo cliente.

É muito comum vermos projetos sofrerem com imprevistos, com custos extras e até atrasos para entrega da obra. Muitas vezes isso acontece por dois motivos: falta de planejamento e orçamento, já que muitas vezes se negligencia a importância do orçamento de obras!

 

Diante disso vamos listar alguns benefícios que você ou sua empresa terão em contratar um profissional especializado para  fazer um orçamento detalhado para a sua obra:

 

1 – Maior facilidade para fazer o planejamento da obra: tanto no que diz respeito ao prazo de execução dos serviços quanto à necessidade de desembolso em cada etapa.

 

2 – Possibilidade de redução de custos: Para fazer um trabalho bem feito o engenheiro orçamentista faz um estudo de tudo que precisa ser feito para que a obra ocorra com o mínimo de imprevistos possíveis. Dessa forma é possível prever a maioria dos custos envolvidos e, caso necessário, fazer alterações para utilizar materiais mais econômicos (não perdendo em qualidade). Outro fator de redução se dá por saber as quantidades de materiais que serão necessários aos serviços, evitando assim desperdício. 

 

3 – Maior poder de negociação com fornecedores: sabendo as quantidades e preços dos materiais e serviços necessários à obra aumenta o poder de negociação e consequentemente a economia.

 

 

Se você acredita que este seja um processo importante para a implantação da sua obra, entre em contato que podemos te ajudar! 🏗🏘🧱🏚 

#arquitetura #obra #reforma #construção #goldengenharia #goldengenharia.ig #gerenciamentodeobras #construcaocivil #obrabh #obraresidencial #engenhariacivil #bdi #gerenciamento #orcamentodeobras #planejamento #cronogramas #building #casa #engenhariadecustos