PORQUE CONTRATAR UMA GERENCIADORA?

Quando pensamos em começar uma obra não podemos esquecer da importância de uma boa gestão para obter um resultado o mais próximo possível do planejado.

Durante muitos anos as próprias construtoras ofereciam também os serviços de gerenciamento de obras, porém com o aumento da complexidades dos projetos e obras muitas empresas passaram a focar em sua atividade principal, a execução de obras.

Devido a isso começaram a surgir as empresas de gerenciamento de obras. O foco do trabalho dessas empresas é fazer com que os objetivos de custo, prazo e qualidade sejam cumpridos, evitando problemas relacionados a atrasos e possíveis desvios financeiros.

As gerenciadoras possuem em suas equipes profissionais com elevado grau de conhecimento técnico e contam com ferramentas de planejamento capazes de dar o suporte para cumprimento de prazos, custos, qualidade dentre outros.

Atualmente podemos entender as gerenciadoras como representantes da profissionalização do mercado da construção civil, elas ficam responsáveis por representar o cliente (dono da obra) diante das construtoras, garantindo a execução conforme necessidades do contratante. 

 

Listaremos a seguir 03  dos diversos motivos para você contratar uma gerenciadora para a execução da sua obra:

 

MOTIVO 01: REDUÇÃO DOS CUSTOS NA CONSTRUÇÃO:

 

O primeiro motivo está relacionado à preocupação de qualquer pessoa que pretenda construir: o fator finanças!!! 

Inicialmente pode até parecer que seja caro ter a expertise de uma empresa de gestão, mas quando você vir os resultados a longo prazo da redução de uso de materiais, de uso de mão-de-obra qualificada e eficiente, de sustentabilidade e de outros fatores financeiros, você verá que realmente fez um bom negócio e obteve economia real.

 Ao analisar os valores indicados nos orçamentos das construtoras é possível identificar itens que encarecem o valor final repassado ao cliente, como por exemplo bitributação (impostos que incidem sobre construtora e os fornecedores de serviços contratado por elas), taxas de administração elevados, dentre outros.

Uma das funções da gerenciadora será reduzir estes custos, uma das formas é retirar do contrato serviços e materiais que possam ser adquiridos diretamente pelo dono da obra, porém a construtora continua sendo responsável pelo cumprimento de prazos, qualidade, logística, controle de compras, etc.

 

#DicaGold: A gerenciadora se tornará o braço direito e os olhos do cliente dentro da obra.

 

MOTIVO 02: ESTRATÉGIA PRODUTIVA

 

Ao analisar a obra do início ao fim, estudar seus projetos e particularidades a gerenciadora terá condições de fazer um planejamento  detalhado da obra, fazendo com que os requisitos de prazos, qualidade e custo caminhem juntamente com as necessidades do cronograma.

Assim será feito um alinhamento juntamente com a construtora para viabilizar o uso da melhor estratégia produtiva, que poderá estar relacionada ao tipo de mão de obra, horário de trabalho e emprego adequado de materiais.

 

MOTIVO 03: SEGURANÇA

 

Quando pensamos em segurança, estamos falando também da tranquilidade do contratante.

Ao contratar uma gerenciadora, você evita dores de cabeça com diversos órgãos, pois todos os processos são realizados dentro dos padrões e normas técnicas de segurança solicitados pelo mercado e com controle de qualidade.

 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o gerenciamento de obras??



Antes de começar a construir procure empresas desse ramo, entenda sobre o serviço que elas prestam e faça uma cotação. Seu projeto merece esse cuidado!!!